terça-feira, 30 de Abril de 2024  17:11
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Arroz Chau-Chau

Arroz Chau-Chau

Coze-se o arroz no dobro de volume de água com seis gramas de sal por litro, não mexendo para o arroz ficar bem solto, ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
03-09-2011

Arte dos Balcãs na exposição “caricaturas” na Galeria dos Paços do Concelho.


Arte dos Balcãs em Aveiro. A exposição “caricaturas” estará à disposição do público na Galeria dos Paços do Concelho até 25 ...

Arte dos Balcãs em Aveiro. A exposição “caricaturas” estará à disposição do público na Galeria dos Paços do Concelho até 25 de Setembro.

Promovida pelo Município de Aveiro e a Embaixada da República da Sérvia, a mostra integra as melhores caricaturas sérvias apresentadas no 41.º Concurso “Prémio Pierre” em 2008 lançado pelo jornal diário sérvio “Vecernje Novosti” em 1967, com base na ideia de Dragan Savi?, pintor e caricaturista.

Este concurso é o mais antigo e um dos mais prestigiados concursos de caricatura de toda a região dos Balcãs. As caricaturas expostas testemunham a vida quotidiana dos cidadãos da Sérvia e abordam temas políticos, como a entrada da Sérvia na União Europeia. São lúcidas e criativas, tornando-se parte das memórias da população da Sérvia, enquanto o seu humor age como um medicamento benéfico.

Na segunda metade do séc.XX, Pjer Krizanic, uma das figuras mais importantes (o prémio anual sérvio de caricatura tomou o seu nome) fundou o jornal “Osisani jez” e colaborou no diário “Politica”, onde adquiriu notoriedade como caricaturista.

Muitos dos caricaturistas sérvios continuam a ganhar regularmente prestigiantes prémios internacionais, entre os quais o World Press Cartoon, atribuído anualmente em Sintra. Toso Boskovic foi galardoado duas vezes nos últimos anos (2007 e 2009).


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®